REDAÇÃO VIA MIGUEL NICOLELIS/ C4 – – segunda-feira – 20 de abril de 2020
COVID-19
Comitê Científico de Combate ao Coronavirus, do Consórcio Nordeste, lança plataforma participativa do Projeto Mandaru para a formação de rede de pesquisa destinada a combater a COVID-19
Já está no ar o site do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste.
E o Projeto Mandacaru chegou!
É uma importante área virtual de colaboração, batizada de Mandacaru em homenagem a uma das espécies de cactos mais emblemáticas do sertão nordestino.
É uma plataforma digital onde nós vamos estabelecer colaborações com grupos de pesquisadores brasileiros, dentro e fora do país, e estrangeiros. Acredito que este seja o momento mais decisivo da história da ciência brasileira. É o momento onde a nossa geração de cientistas — dos mais jovens aos mais veteranos – está sendo chamada para mostrar que a ciência brasileira pode fazer frente à ameaça do novo coronavírus ao Brasil.
Por isso, conclamo todos os meus colegas — estudantes de graduação, pós graduação, pós-doutorados, professores assistentes, cientistas estrangeiros convidados que estão no Brasil, pesquisadores de instituições federais, de universidades privadas, inventores, escritores, artistas, filósofos, artistas digitais, jornalistas — para se juntar a esta plataforma do Projeto Mandacaru e colaborar conosco a distância.
A nossa intenção é criar o maior instituto virtual de pesquisa e colaboração científica da história do Brasil, pois o o momento exige um esforço dessa magnitude.
Nós precisamos de todos vocês para construir uma plataforma que possa ser usada, disseminada.
Todos nós somos voluntários do Comitê Científico e da plataforma digital. Por isso, tudo o que nós construirmos aqui será aberto.
Nós queremos também ter áreas específicas dos subcomitês temáticos do Comitê Científico.
Neste espaço, vocês poderão colaborar, entrar em contato conosco, trocar ideias, fazer conferências virtuais e ajudar os subcomitês a desenvolver sugestões para os governadores do Nordeste.
Na história da ciência brasileira não existiu um desafio tão gigantesco como este que estamos enfrentamos.
É uma guerra, como já disse várias vezes. Não estou falando isso como metáfora, mas de uma forma absolutamente literal. Nós estamos numa guerra e precisamos enfrentar um inimigo que até pouco tempo era completamente desconhecido. Nós precisamos conhecer este inimigo. Nós precisamos realizar estudos que demonstrem quais são as suas fraquezas, como ele nos ataca, por onde é possível destruí-lo e evitar que infecte mais pessoas.
Veja mais detalhes no vídeo.
Fontes
C4 – Comitê Científico de Combate ao Coronavírus – Consórcio Nordeste
Imagem em destaque – Divulgação. C4
Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter uma avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.
Tentamos fazer o melhor possível há 22 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.
Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda precisa navegar.