Sobre nós

Histórico

A Canoa, como é conhecida a Sociedade Canoa de Tolda é uma instituição genuinamente brasileira, nascida e desenvolvida – formalizada desde 1998 - no trecho baixo do rio São Francisco, nos estados de Alagoas e Sergipe, território (inserido na região fisiográfica do Baixo São Francisco) de sua atuação. Nossa entidade não tem fins lucrativos, qualquer envolvimento político partidário, com grupos de interesse específico ou empresas. A total liberdade de ação, de posicionamento, de traçado de rumos, foi um pacto essencial estabelecido desde os primeiros momentos pelo grupo de seus fundadores, ao final de 1997.

Todos os membros da Canoa são voluntários, independente das diversas categorias de sócios. O nome Canoa de Tolda foi criado como referência ao significativo ícone do século vinte, no Baixo São Francisco, representativo de sua mais recente época de fartura: a lendária embarcação tradicional exclusiva deste região, a canoa de tolda.

Fundação

A Canoa de Tolda foi fundada em 1998, a partir da constatação da grave situação em que se encontra este trecho do São Francisco, portador de incalculável passivo socioambiental a partir da regularização do trecho com a instalação da barragem de Sobradinho em 1979/80. Desde sua fundação a entidade, tem se empenhado em iniciativas e ações objetivas voltadas para melhorias nas condições de vida da população das comunidades ribeirinhas, a valorização da cultura e da história do lugar, além da preservação do meio ambiente.

Você pode acessar nosso estatuto aqui.

Meios de financiamento

Todos os recursos que permitem que a instituição tenha vida própria são obtidos através de editais públicos – disponíveis para entidades brasileiras em situação regular; concursos; premiações; doações e cooperações técnicas e/ou científicas com instituições idôneas.

Este site

Os conteúdos do site são elaborados pela equipe da entidade, pela Rede InfoSãoFrancisco além de pessoas e/ou articulistas convidados ou ainda obtidos em fontes de informação renomadas que possam contribuir para a busca de melhores entendimento e rumos para a difícil questão socioambiental do Baixo São Francisco.

Diretoria

Carlos Eduardo Ribeiro Junior - Presidente

Edson Leal Menezes Neto - Vice-presidente

Tobias Basílio São Mateus - Secretário

Daiane Fausto dos Santos - Tesoureira

Site

Paulo Miranda - Especialista em sistemas, sites, aplicativos e cibersegurança.

Suporte Jurídico

Jane Tereza Vieira da Fonseca - Advogada ambientalista. Mestre em direito constitucional pela UFC, com dissertação em direito ambiental. Coordenadora geral da equipe jurídica.

Iris Dominik Lemos Silva - Advogada.

Thany Prata Paixão - Advogada.

Edson Goes Ferreira- Logística e operação de drones durante inspeções e monitoramentos para as ações.

José Luiz Jaborandy Rodrigues Filho - Advogado.

Pedro Silva Neto - Advogado.

Tito Basílio São Mateus - Advogado.

Articulistas

Etevaldo Amorim - Engenheiro agrônomo e pesquisador da história e cultura do Baixo São Francisco.

Federico de Aquino - Artista gráfico, designer, ilustrador, e quadrinista envolvido também com o patrimônio naval

Rede InfoSãoFrancisco

Felipe Vieira - Graduado em História pela UFAL . É membro/ativista no Projeto Trilhar, no alto sertão de Alagoas, desenvolvendo atividades de condução ambiental em área de trilhas ecológicas, agregando educação ambiental e patrimonial. Escreve no Blog História Sertão.

Josymar Coelho - Ambientalista e condutor de Turismo de Natureza em Brejo Grande, SE na região da foz do rio São Francisco. Se considera um sobrevivente, pois decidiu ficar e não deixar seu lugar.

Max David - Condutor de Turismo de Natureza na região da foz do rio São Francisco.

Pedro Teia - Fotógrafo de natureza, ambientalista com licenciatura em Ciências biológicas, trabalhando incansavelmente, para conscientizar a população de que devemos preservar a natureza.