Redação / sexta-feira – 08 de novembro de 2019

Após acordo para aumento de vazão para possibilitar manobra de docagem, CHESF comunica como serão as operações de defluência na próxima semana

Em seguida ao acordo estabelecido para aumento de vazão que permitisse a movimentação da canoa Luzitânia para o local onde será submetida à manutenção de conservação (durante a reunião de acompanhamento da situação hídrica na bacia do São Francisco, através de videoconferência organizada pela ANA – Agência Nacional de Águas na segunda feira, dia 04), a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco emitiu hoje comunicado sobre como serão as operações.

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

Documento – Acervo Canoa de Tolda

A movimentação da canoa Luzitânia é necessária para que a embarcação histórica – um bem móvel tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – possa ficar em local seguro na RMO – Reserva Mato da Onça, fora da zona de variações diárias de nível de espelho d’água.

Nesta configuração do local de atividades, os trabalhos de rotina e necessários para sua conservação poderão ser realizados com menor dificuldade.

Como apresentado pela CHESF, por questões de regras e restrições, o aumento da vazão será escalonado, começando no dia 11, segunda feira.

Na manhã do dia 14, com a vazão no máximo possível neste momento, haverá a movimentação da Luzitânia do local atual para o ponto desejado. Logo em seguida a vazão será reduzida ao modelo operativo que vem sendo praticado.

♦ A conservação da canoa Luzitânia é uma iniciativa permanente da Canoa de Tolda.

Imagem em destaque – A Luzitânia navegando ao largo da Reserva Mato da Onça. Foto | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.