Redação / terça-feira – 1 de outubro de 2019

Imagens produzidas pelo mais importante fotógrafo brasileiro do século XIX abrem nova seção do Baixo em Imagens, Pelas Lentes, que apresentará matérias tendo como tema os mais significativos registros fotográficos do Baixo São Francisco

Pelas Lentes é a mais nova seção da categoria O Baixo em Imagens e tem como objetivo reunir coletâneas de fotógrafos contemporâneos ou precursores que produziram significativas imagens do Baixo São Francisco.

É interessante observar que a região está relacionada aos primórdios da fotografia no Brasil, pois vários trechos do Baixo foram objeto de fascinação de olhares de vários fotógrafos do século XIX, como as cachoeiras de Paulo Afonso.

A fotografia no Brasil tem início simultâneo com outras partes do mundo, devendo ser citado o pintor e naturalista francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence, que chegou ao Brasil em 1824. Em 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato.

Ainda que totalmente isolado e sem conhecimento do que realizavam seus contemporâneos europeus, Niépce e Daguerre, obteve o resultado fotográfico, que  chamou pela primeira vez de Photografie. Pela descoberta de Florence, o Brasil é considerado um dos pioneiros na Fotografia. Deve ser citada a paixão do Imperador Dom Pedro II pela fotografia, tendo sido um dos mais jovens pioneiros, iniciando sua prática com daguerreótipos aos quinze anos, em 1840 (ano quem que a família imperial brasileira seria pela primeira vez registrada em fotografias da autoria do americano Augustus Morand).

A partir da abertura de caminhos de Florence, uma geração de pioneiros da fotografia surgiu, seja de brasileiros natos, ou de adoção, muitos deles que realizariam registros excepcionais das paisagens do São Francisco, como Augusto Riedell, em 1868; Abílio Coutinho, em 1869; Marc Ferrez, em 1874/5 e Adolpho Lindemann, em 1888.

O rio São Francisco vista da cidade do Penedo olhando – se rio abaixo. Marc Ferrez | J. Paul Getty Museum

Marc Ferrez e o Baixo São Francisco

O excepcional Marc Ferrez foi selecionado para a inauguração de Pelas Lentes, pelo resultado de sua passagem pelo Baixo São Francisco, em 1875, durante a expedição da Comissão Geológica do Império, a Comissão Hartt (comandada pelo geólogo americano Charles Frederick Hartt), como fotógrafo oficial. Tais imagens foram disponibilizadas pelo J. Paul Getty Museum constituindo um acervo único que deve ser tanto admirado pela beleza cênica captada, mas também como base comparativa relacionada ao que hoje podemos ver, como resultado dos insensatos usos e ocupações deste território.

Veja a matéria Pela Lentes de Mar Ferrez (parte 1).

Imagem em destaque – Cachoeira de Paulo Afonso- Foto | Marc Ferrez | J. Paul Getty Museum

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.