Rede InfoSãoFrancisco / sábado – 28 de setembro de 2019

Durante ação de fiscalização no alto sertão de Alagoas, equipe do IMA – Instituto de Meio Ambiente de Alagoas apreende lote de estacas de angico e pereiro extraídas ilegalmente e faz repasse para a Reserva Mato da Onça

Em atividade de rotina de fiscalização ambiental no alto sertão de Alagoas, equipe do IMA – Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, apreendeu um razoável lote de estacas de angico (cerca de 90 % do material) e pereiro extraídas de forma ilegal de áreas de caatinga na região de Piranhas, Delmiro e Pão de Açúcar.

Estacas de angicos e pereiros, com idades estimadas entre oito e dez anos, apreendidos, são descarregadas na RMO. Foto | Rede InfoSãoFrancisco

Tanto o angico como o pereiro, são espécies de alta durabilidade, reputadas, sobretudo o angico, pela dureza e resistência à intempéries e pragas biológicas. Ambas as espécies são alvo de abate desmesurado e hoje estão em situação de extrema vulnerabilidade. O crescimento (das duas espécies) é extremamente lento e, com a devastação das caatingas dos sertões de Alagoas e Sergipe, a cada dia, com o aumento das áreas em processo de desertificação, a rarefação de chuvas e o aumento das temperaturas agravadas pelo desastre climático, a germinação natural se inviabiliza.

As peças que foram depositadas na RMO – Reserva Mato da Onça, pelos seus diâmetros, podem ter suas idades estimadas de oito a dez anos. Foram mais de sessenta estacas e espessos mourões, quantidade que, para desconhecedores da gravidade da destruição das caatingas, seria considerada insignificante. Considerando-se o quadro apresentado acima, não é difícil imaginar o quão complexo é o restauro de caatingas.

O fato de a RMO receber o material apreendido (que se juntará a um estoque de segurança de estacas de madeiras certificadas para a manutenção das cercas da Unidade de Conservação) não é motivo para alegria. Seria preferível, com toda a certeza, a alegria de termos árvores em pé, nas matas.

Nota – Por razões de segurança operacional os nomes dos membros da equipe do IMA não foram citados.

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Imagem em destaque – Descarga do material apreendido na Reserva Mato da Onça – Foto | Rede InfoSãoFrancisco

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.