Via InfoSãoFrancisco / segunda-feira – 16 de setembro de 2019

Como a Amazônia, o nordeste brasileiro não para de queimar. São focos menores, diários, há anos e anos. Coivaras, “limpezas de terreno”, “benefícios de propriedade”: é o fogo devorando as caatingas e deixando o espaço para o avanço da desertificação.

A mobilização nacional e internacional que movimentou autoridades mundiais em relação à ocorrência recente de incêndios na Amazônia brasileira arrefeceu bastante nas últimas semanas. No entanto, a floresta continua queimando! Com efeito, entre os dias 5 e 12 de setembro, foram detectados mais de 27 mil focos de incêndios na região, os quais se acham concentrados nos estados do Pará e Rondônia (GFW, 13 de setembro de 2019).

Assim como a Amazônia, o Nordeste brasileiro também está queimando. É verdade que a quantidade de incêndios é bem menor no que o que ocorre na maior floresta do mundo, porém a área é menor, o que acaba por transformá-los em representativos. A informação vem do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e da organização americana Global Forest Watch (GFW), que mantém uma plataforma online fornecendo dados e instrumentos para o monitoramento de florestas no mundo inteiro em tempo real.

Acesse a matéria completa no InfoSãoFrancisco aqui.

Este artigo faz parte da integração e compartilhamento de conteúdos com o InfoSãoFrancisco.

Imagem em destaque – Recorte do site Global Forest Watch

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.