Via Rede InfoSãoFrancisco / terça-feira – 03 de setembro de 2019

Bacia hidrográfica do rio São Francisco ganha ferramenta inédita de distribuição de notícias e dados associados à cartografia dinâmica, possibilitando variados e profundos olhares sobre o quadro socioambiental de suas regiões fisiográficas

InfoAmazonia, para a bacia amazônica; InfoCongo, para o rio Congo; InfoNile, relacionada ao rio Nilo; Mekong Eye, sobre o rio Mekong… E muitos outras plataformas Info.

Espalhadas pelo mundo, estas e mais dez redes de informações voltadas ao panorama socioambiental e mudanças climáticas, seguem o pioneirismo do InfoAmazonia (lançado em 2012 durante a Rio +20) divulgando notícias associadas a mapas e a bases de dados disponíveis.

Nesse movimento mundial de serem estabelecidas bases organizadas de informações e dados confiáveis das grandes bacias hidrográficas, faltava uma plataforma específica para o rio São Francisco, o maior rio inteiramente brasileiro. Agora, não mais. Desde o dia 31 de agosto, o Velho Chico está contemplado pelo InfoSãoFrancisco, seguindo os irmãos Infos mais velhos em outros países.

Lançada na 1ª. Oficina de Geojornalismo do Baixo São Francisco, a mais nova plataforma de geojornalismo reúne cartografia associada a dados e notícias sobre a bacia do rio São Francisco, material produzido pela Rede InfoSãoFrancisco, composta por cidadãos, organizações e jornalistas ambientais.

Vemos como uma iniciativa que não poderia mais tardar, sobretudo pela gravidade do quadro de colapso climático dentro do qual a bacia do São Francisco, extremamente degradada, está completamente exposta. Portanto, é de interesse coletivo que informações de cunho socioambiental de toda a bacia – uma vez que dizem respeito a um universo de cerca de 16 milhões de pessoas – estejam reunidas num só ambiente.

O início

Ainda em 2018, conhecendo a instalação da Rede InfoAmazonia de monitoramento da água, a Canoa de Tolda chegou ao InfoAmazonia e seu projeto Visaguas e de imediato ficou muito claro o potencial da plataforma para ser aplicada ao São Francisco. Era o início da gestação do InfoSãoFrancisco.

O primeiro passo foi a montagem da base da Rede InfoSãoFrancisco, entre Piranhas, Alagoas, no alto sertão do Baixo e Brejo Grande, Sergipe, na foz. A Rede InfoSãoFrancisco se apoiou, inicialmente, na rede colaborativa criada para o projeto A Margem (de produção e distribuição gratuita em todo o Baixo do jornal impresso A Margem), possibilitando a produção de histórias para o site da Canoa de Tolda.

Paralelamente, em contato com o InfoAmazonia, tivemos o suporte técnico para a criação de um site específico para o São Francisco. Este site utilizaria a mesma estrutura mãe, o tema (chama-se tema, a estrutura e sistemas integrados de montagem de um site) JEO, desenvolvido para o InfoAmazonia. De modo a simplificar o processo, foi criado um tema “filho” específico para o InfoSãoFrancisco.

Em um primeiro momento, pensamos em direcionar o site apenas para a região fisiográfica do Baixo São Francisco, nosso campo de atuação. No entanto, com a consolidação do projeto inserido na recuperação do site da Canoa de Tolda, foi adotado o consenso de implantar o sistema voltado para toda a bacia. Mesmo com a fase inicial de produção de conteúdo voltada essencialmente para o Baixo São Francisco, as demais regiões poderiam (são necessários apenas pequenos ajustes) se agregar ao InfoSãoFrancisco gradativamente, com a expansão da Rede InfoSãoFrancisco.

Pelo lado prático, de gerenciamento do site, um dos conceitos adotados desde o início do desenho do InfoSãoFrancisco foi a integração do mesmo ao site Canoa de Tolda, já que a operação de ambos seria realizada por nossa equipe. Foram adotados padrões de formatos e cortes de imagens semelhantes, mesmas bases de
dados, imagens e documentos. Seguindo essa organização, o visitante teria mais facilidade de acesso às informações dos dois sites, que são complementares nos temas relacionados e/ou de interesse do Baixo São Francisco.

O resultado que temos hoje, com o site no ar, é interessante, porém, naturalmente, é evolutivo e será melhorado em permanência, buscando facilidades de acesso e melhorias na organização dos dados e de acervos em ambos.

Toda a bacia contemplada

O InfoSãoFrancisco está sendo colocado em operação de modo a contemplar toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco com suas respectivas regiões fisiográficas: o Alto, o Médio, o Sub-médio e o Baixo.

O espaço no InfoSãoFrancisco está aberto desde já. Nossa perspectiva é de que sejam estabelecidas cooperações com organizações civis, instituições de ensino e pesquisa, por exemplo, e, claro, geojornalistas regionais que venham participar da Rede InfoSãoFrancisco.

InfoSãoFrancisco: como funciona

O site é simples: espaços específicos de mapas, dados e notícias. Todos interligados, sendo que a base está apoiada nos mapas, elaborados com os sistemas MapBox ou ainda com OpenStreetMap, que permitem a construção de mapas temáticos muito atrativos.

As notícias

No espaço de notícias, todas estão listadas e com acesso fácil e imediato

Dados da bacia

Na página de dados, estão listados e sempre em atualização, os grupos de informações e respectivos links de suas fontes oficiais. Há que se aproveitar a farta disponibilidade de dados oficiais que, é fato, muitas vezes não permitem busca tão fácil. Um dos objetivos do InfoSãoFrancisco é justamente reunir, num só local, uma ampla variedade de dados oficiais que podem ser abaixados e utilizados de inúmeras formas.

Espaço para colaboradores da bacia

No site, em diversos espaços, estão disponíveis botões que dão acesso ao formulário de envio de notícias.

Diversos botões, nos espaços do InfoSãoFrancisco, permitem o acesso ao formulário de envio de notícias. Imagem | Canoa de Tolda 2019

Fácil de preencher, o formulário permite que a pessoa colaboradora envie textos, imagens e vídeos, tendo a opção de marcar as coordenadas mais próximas da história, bem como citar a qual mapa a mesma estará associada.

Imagem em destaque – Composição | Canoa de tolda © 2019

Você está acompanhando os conteúdos apresentados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, expondo como aqui se vive, de fato; publicando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça uma doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.