Rede InfoSãoFrancisco 

quarta-feira – 12 de junho de 2019

Havendo condições ideais, o tempo dedicado ao preparo estratégico para o restauro de caatingas terá como complemento a resposta imediata para as ações de plantio que, por sua vez, deverão ser ajustadas, pelas características do quadro meteorológico (duração das chuvas, volume, velocidade do vento, localização das chuvas nas zonas de restauro, dentre diversos pontos a serem considerados) e seus reflexos nas áreas a serem trabalhadas.

As chuvas que permanecem ocorrendo no alto sertão do Baixo São Francisco desde o final da última semana, estão possibilitando o prosseguimento das atividades de plantio de mudas nativas na RMO – Reserva Mato da Onça.

Gradativamente, as mudas selecionadas dos estoques vão para seus lugares nas caatingas beneficiadas. Imagem | Canoa de Tolda

Desde o início desta semana, estão sendo reforçadas as zonas estratégicas do grotão do riacho do Bebedô, que teve finalizada sua primeira fase de enriquecimento de espécies, e a faixa ripária próxima à cerca leste. Como se trata de local com solo mais arenoso, onde a umidade permanece por menor tempo e não contará com irrigação de apoio, os plantios para o mesmo estão tendo prioridade de modo a garantir condições mais favoráveis para as mudas na fase inicial de adaptação.

Esta zona – onde há uma capoeira de mata original com árvores de grande porte, principalmente craibeiras, rompe gibão, juazeiros – está recebendo espécies variadas próprias da faixa que, estando a barlavento do trecho de margem da RMO contará também com o vento para ajudar na dispersão natural de sementes.

Como o solo, de modo geral, está mais macio, havendo a suspensão dos plantios, por questões de insegurança de viabilidade de sucesso, será retomado o preparo de covas para as próximas etapas. A abertura de covas é um processo pesado, cansativo, exigindo, no entanto, a atenção para o respeito ao planejamento da distribuição das espécies já selecionadas, inclusive com a organização, espaçamento e localização em relação à indivíduos já existentes no local que possam contribuir para o fortalecimento de capoeiras e matas iniciais mais densas.

As primeiras floradas da quarta geração de lírios da caatinga reintroduzidos na RMO é motivo de grande alegria para todos os envolvidos nos restauros. Imagem | Canoa de Tolda

Os plantios realizados na RMO estão sendo apoiados pelo Projeto Opará, uma iniciativa da cooperação entre a Canoa de Tolda e a UFS – Universidade Federal de Sergipe, através do edital Petrobras Socioambiental.

Imagem do topo – A melhoria, enriquecimento, da mata do grotão do riacho Bebedô é uma das prioridades no restauro das caatingas da RMO. Imagem | Canoa de Tolda

Você está acompanhando os conteúdos disponibilizados pela Canoa de Tolda e já deve ter sua avaliação a respeito do que é disponibilizado para apresentar o Baixo São Francisco real em contraposição ao oficialmente divulgado.

Tentamos fazer o melhor possível há 21 anos, divulgando como aqui se vive, de fato; apresentando análises sobre situações variadas do quadro socioambiental da região; investigando aplicações de recursos públicos, dentre tantos temas, e também desenvolvemos projetos culturais, como o restauro da canoa de tolda Luzitânia ou ainda pela conservação da biodiversidade do Baixo São Francisco, como a Reserva Mato da Onça e seu programa Caatingas – Meta 2035.

Por isso, para colaborar, faça sua doação. A Canoa de Tolda não pode deixar de navegar.