Depois de um longo período sem um local para a divulgação de nossas atividades além de fatos, situações e informações sobre o Baixo São Francisco, finalmente conseguimos reconstruir um site que agora reocupa o espaço deixado pelo anterior.

Voltando atrás, em meados de 2013 o site da Canoa de Tolda foi invadido de forma inesperada e extremamente violenta, provocando a perda de nosso banco de dados, inviabilizando a recuperação do mesmo. Foi um difícil momento para todos nós, todos empenhados em proporcionar, da melhor maneira, o amplo e livre acesso a um significativo conjunto de informações, acervo de imagens, documentos, que veio a se tornar referência sobre o Baixo São Francisco.

Aquele site, simples – elaborado com elementos visuais da canoa Luzitânia – foi um marco para a Canoa, pois pela primeira vez, desde os tempos do início das atividades, em 1998, tínhamos uma estrutura adequada para apresentar um pouco da realidade socioambiental do Baixo São Francisco. Sem condições financeiras – para refaze-lo, além da questão técnica e da perda da base de informações organizadas, ficamos um tempo amargando diversos questionamentos sobre falhas em nossos procedimentos de segurança além de discussões intermináveis – sem soluções efetivas – com os prestadores do serviço de hospedagem.

Teríamos que recomeçar do zero. Refazer absolutamente tudo. E assim foi.

Algum tempo depois, para nossa alegria, um companheiro nosso entrou em contato reportando que havia encontrado uma cópia intermediária de nosso site, anterior à data do ataque, na biblioteca digital mundial Archive.org, uma entidade estabelecida nos Estados Unidos, dedicada ao acolhimento de informações globais oriundas de fontes e mídias diversas (websites, livros, imagens, publicações, periódicos, etc.).

O antigo site cumpriu sua missão e está parcialmente disponível no Archive.org. Imagem | archive.org

A notícia foi um alento e, de fato, acessamos a página da Canoa de Tolda no Archive.org tendo a satisfação de constatar que muito de nosso trabalho ainda estava preservado neste sistema providencial. A partir de então, ainda sem qualquer previsão da construção de um novo site, nos colocamos a varrer e a recolher todo o material necessário para guardá-lo em nossos sistemas. Seria a base de um novo site, que viria a ser real em algum dia.

Mais recentemente, surgiu a oportunidade de retomarmos, enfim, o projeto. Com o material recuperado demos partida na empreitada para uma revisão e atualização completa de conteúdos, forma de apresentação e assim foi sendo desenvolvido o conceito do site que agora entra em operação.

Foi um longo trabalho, de reescrever textos, reformatar e tratar imagens e construir uma estrutura mais ágil, mais segura. O novo espaço na internet está inserido em nossa proposta – que será um projeto independente – de colocar disponível toda a documentação (física e digital) de nosso acervo: documentos produzidos desde a fundação da Canoa de Tolda além de outros relacionados com nossas atividades; publicações; documentação técnica; jurídica; acervo de imagens; vídeos; áudios. A intenção também abrange material físico, impresso, que deverá ser adequadamente digitalizado, como mídia digital.

Pelo porte do trabalho, e pela quantidade pequena de nossa equipe envolvida, o tempo consumido foi longo, além do que imaginávamos, porém necessário para que apresentássemos, agora, uma plataforma quase finalizada. Citamos quase, pois ainda há uma quantidade considerável de material a ser instalado nos servidores, de imagens a serem novamente tratadas, de documentos para digitalizar, organizar, classificar, arquivar.

Ainda no início de 2018, imaginamos lançar o site ainda naquele ano, junto com a marca dos vinte anos da formalização da entidade, mas tal não foi possível.

Era imperativo, concordamos todos, que a Canoa tinha que voltar a navegar pela internet: o que hoje temos no Baixo São Francisco é uma situação grave que deve ser apresentada de forma precisa, sem os vínculos e implicações das formas oficiais.

A decisão de colocar o Canoa de Tolda no ar foi referendada, mesmo sem ter sua montagem (de conteúdos fixos básicos) totalmente finalizada.

Ao acessar os diversos espaços do site o(a) usuário(a) observará notificações de que o material está em preparo, em classificação, em organização. Temos que ser honestos. O site está sendo atualizado em sua base de dados básicos gradualmente e por isso pedimos a compreensão e um pouco (ou talvez muita) de paciência. Eventualmente, sempre que necessário, por ser uma estrutura evolutiva, ocorrerão ajustes implantados para melhorar o acesso, a facilidade e precisão de buscas. Sugestões, idéias, apreciações serão muito bem vindas com o intuito de aprimorarmos o local.

Esperamos estar à altura dos visitantes e poder continuar a contar com o suporte de tantas pessoas e entidades que permitiram que chegássemos até aqui.

 


Para acessar a antiga página da Canoa de Tolda (disponibilidade parcial de conteúdo) clique aqui.