A Redação

Gradativamente o Viveiro da Reserva – especializado em mudas nativas do semiárido do Baixo São Francisco – aumenta sua capacidade de produção e diversifica o número de espécies produzidas. Até o final de fevereiro passado, o Viveiro operava de forma provisória e precária no Sítio Barra do Riacho, anexo da RMO – Reserva Mato da Onça. Naquele mês, com o avanço das melhorias da infraestrutura do local definitivo, na RMO, foi feita a mudança de todas as mudas para pátio de estocagem/final do processo de produção. Com melhor estrutura, definitiva, em breve o Viveiro da Reserva disponibilizará mudas para comercialização e aceitará encomenda para produções variadas. As melhorias da estrutura do viveiro estão sendo realizadas em cooperação com a UFS -Universidade Federal de Sergipe através do Projeto Opará, patrocinado pelo Petrobras Socioambiental.

A produção dos vulneráveis lírios da caatinga é essencial para a preservação da espécie. Imagem | Canoa de Tolda

Localizado na RMO – Reserva Mato da Onça, no município de Pão de Açúcar, alto sertão alagoano, o projeto do viveiro florestal nasce junto com a criação da UC – Unidade de Conservação em 2014 e o lançamento do Programa de Restauro das Caatingas da RMO – Caatingas Meta 2035. Este programa prevê em seus objetivos o plantio de 200.000 (duzentas mil) mudas até o ano de 2035 nas diversas caatingas da RMO.

Apesar de a RMO contar com apoio do viveiro da CHESF (a conhecida Sementeira de Xingó, em Piranhas), que forneceu mudas para plantios na UC em 2015 através do Programa de Recuperação de Matas Ciliares do Rio São Francisco e Afluentes da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco sua produção é insuficiente e irregular tantos atendimentos externos (prioritariamente a Sementeira atende aos restauros em áreas da CHESF no entorno de seus reservatórios, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó).

A demanda para a RMO sendo precisa e significativa, foi tomada a decisão de produção local de mudas que teriam parte para comercialização proporcionando alocação de recursos para a sustentabilidade da UC.

Seguindo os processos variados de restauro das caatingas da RMO (temos dentro da poligonal fragmentos diversificados de caatingas com características particulares de ocorrência e distribuição de espécies) a produção busca variedade de espécies.

Imagem do topo – Vista parcial do Viveiro da Reserva – Canoa de Tolda – 2016